Como referência internacional na comercialização de energia, a Fohat Corporation é um dos destaques do encontro da International Telecommunication Union (ITU)
CURITIBA, 3.8.2021– Para discutir estratégias e avanços da aplicação do Distributed Ledger Technology (DLT) nos segmentos como indústria e energia, a International Telecommunication Union (ITU), agência das Nações Unidas (ONU) que lidera a agenda global de tecnologias da informação e comunicação, promoveu nesta quarta um evento online reunindo especialistas reconhecidos globalmente. Entre os participantes está Igor Ferreira, fundador e CEO da Fohat Corporation, think thank de energy intelligence que desenvolve cria modelos de negócios, estratégias e soluções de inovação para o setor de energia. Considerada referência em aplicação de blockchain no segmento energético brasileiro, a companhia reúne cases em projetos de inovação em modelos de open innovation e também em P&D, com a AES Brasil e a Eneva, por exemplo.
Ferreira apresentou os avanços alcançados com a energytech Fohat eTech Global, uma das três unidades de negócios que fazem parte da companhia curitibana. Trata-se de uma solução inédita e inovadora baseada no uso de blockchain e DLT, para destravar a ponta de comercialização de contratos de energia e certificados de origem, viabilizando a conexão entre os mundos financeiro e energético nas transações totalmente online. Essa infraestrutura tecnológica oferece, entre outros diferenciais, o sigilo e a confidencialidade necessária para todas as partes envolvidas – comercializadores, consumidores, geradoras, instituições financeiras – ao mesmo tempo que oferece transparência para todo o mercado, além de ser projetada para atender qualquer escala de volume.
“Participar desse evento, ao lado de autoridades internacionais, demonstra o reconhecimento sobre nossos avanços no Brasil. E a ITU tem um papel fundamental no fomento de discussões que regulamentam a convergência tecnológica em diferentes meios. Por conta disso, colaborar com a organização agora é uma grande satisfação, assim como na ocasião em que participamos, em 2019, da normatização e padronização de tarifas técnicas, operacionais e de telecomunicações do ITU, considerado um marco global de telecomunicações” explica o CEO da Fohat Corporation.
O evento ainda conta com a participação de Yihui Zhang, secretária-geral adjunta das iniciativas de confiança em blockchain da Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação; e Rafael Timóteo de Sousa Júnior, coordenador e professor de Engenharia de Redes do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, além da mediação de Martin Adolph, conselheiro do grupo de estudos da ITU.
A participação no encontro está aberta aos 193 países membros da ITU (incluindo o Brasil), profissionais do setor, associados, instituições acadêmicas e qualquer pessoa de um país que seja membro da ITU que deseje contribuir para o segmento. Isso inclui especialistas da tecnologia DLT, provedores de serviços, instituições de pesquisa, agências das Nações Unidas, reguladores, profissionais relacionados e também membros de organizações internacionais, regionais e nacionais.
Comentários